O Planejamento Tributário e Sua Importância no Setor Empresarial

O Planejamento Tributário e Sua Importância no Setor Empresarial

O planejamento tributário, visto como complexo e encarado com receio pelos empresários aqui do Brasil, tem se tornado cada vez mais importante para as empresas em razão da alta carga tributária gerada pelo consumo de bens e serviços no país.

Por isso, é fundamental ter uma gestão tributária cuidadosa e organizada, para coordenar a sua atividade empresarial de maneira saudável.

Esse método é cada vez mais atual e necessário para a empresa, e engana-se quem imagina que esse planejamento é apenas para grandes empresas.

Dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam que aproximadamente 36% (trinta e seis por cento) do PIB brasileiro, em uma época de crise financeira mundial, traz prejuízos para o setor empresarial.

O que é planejamento tributário?

Esse planejamento é um estudo do atual cenário e implantação de nova gestão operacional na empresa, com o intuito de reduzir de forma legal a carga tributária, ou seja, de minimizar os custos fiscais.

Assim, na administração de uma empresa, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser realizado de maneira organizada.

Pode ser dividido em duas categorias o planejamento tributário:

  • Operacional: estratégias determinadas a serem cumpridas pelas exigências legais, ou seja, a melhor forma de pagar os impostos nos prazos determinados e tarefas a serem cumpridas. Essas atividades precisam ser incluídas na rotina do trabalho, a fim de auxiliar na organização;
  • Estratégico: para que o planejamento operacional tenha efeito, é fundamental que o estratégico seja feito antecipadamente, pois é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o discernimento de particularidades fiscais, que variam de acordo com a atividade, localização dentre outros pontos.

Ao contrário do que muitos julgam, o planejamento é muito importante e vai além de simplesmente cumprir as obrigações em dia e contabilizar as receitas e despesas.

Planejar envolve conhecer, analisar e verificar todas as maneiras existentes de taxas que envolvem seu negócio.

A necessidade de planejar e colocar em prática.

O planejamento é um dos meios viáveis e legais para que a redução da carga tributaria das empresas possa vir a acontecer. Isso garante uma maior competição no mercado, e consequentemente, a sua sobrevivência.

Ter o planejamento como rotina para seu negocio é um processo tão importante, quanto a capacitação de seus funcionários, novos produtos ou serviços, e entre outros.

Portanto, analisar a realidade tributaria de sua empresa e se redefinir, por meio do planejamento tributário, pode garantir uma grande economia financeira, capaz de dar uma folga e impulsionar suas atividades.

Por isso, deve se construir de forma lógica, zelando-se pelas necessidades da empresa, por isso o planejamento pode variar de empresa para empresa. Mas é preciso seguir alguns passos fundamentais para orientar na organização.

Para ter um excelente planejamento de forma eficaz, deve-se pensar primeiramente nas formas pelas quais a sua empresa quer alcançar os objetivos tributários.

  • É preciso ter conhecimentos específicos sobre o funcionamento da empresa e do trabalho que ela executa, ou seja, conhecer os ciclos de cada negócio/operação, suas dependências e carências, e principalmente de suas contribuições fiscais;
  • Sempre verifique a situação atual do seu negócio, mas para isso, estipule objetivos e metas de planejamento para estimular o serviço em torno da otimização dos custos;
  • Para evitar atrasos com documentação, vencimento de prazos, imprevistos administrativos ou situações que podem comprometer o negócio, é fundamental sempre estabelecer um cronograma. Isso facilita as atividades de acordo com suas prioridades e prazos;
  • Antecipar documentos é uma atitude que poupa tempo e evita documentos de má compreensão na hora de seu processamento. Isso garante a agilidade no processo e evita erros, que poderiam comprometer o planejamento;
  • Criar grupos especializados é uma forma de otimizar todo o processo de sua empresa. Dividir por habilidades, garante que possíveis erros possam vir acontecer e possíveis melhorias serão mais fáceis de serem detectadas;
  • Avaliar e rever periodicamente o planejamento, é fundamental para correções e alterações necessárias;
  • É preciso antecipar possíveis mudanças e imaginar quais condições enfrentadas em diversos cenários. Isso evita algumas surpresas indesejáveis, podendo reagir com mais agilidades a esses problemas.

A quem recorrer?

Optar por um regime tributário não é algo simples, podendo gerar consequências positivas ou negativas.

Por isso, antes de iniciar um negocio ou mesmo se já possui uma empresa, é sempre importante recorrer a um profissional que permita realizar o planejamento necessário para maximizar os lucros e desenvolvimentos de sua empresa.

Um advogado qualificado em direito tributário pode ajudar a sua empresa a escolher o melhor regime tributário, e aquele que mais atende às necessidades do seu negócio. Esse é o principal ponto de partida de qualquer planejamento.

É preciso salientar que todas as ações tributárias têm de ser feitas estritamente dentro da legislação vigente, de modo a evitar a sonegação de impostos. Assim, a sua empresa possa escolha a melhor opção tributária para seu negócio.


Leia mais artigos e notícias relacionadas ao mundo jurídico

Você encontrará notícias, artigos e novidades relacionadas ao mundo jurídico desenvolvidos por nossos advogados e especialistas. Clique e acesso nosso acervo.

Mais artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.