O trabalho do advogado e sua importância

O trabalho do advogado e sua importância

O TRABALHO DO ADVOGADO E SUA IMPORTÂNCIA

O surgimento do exercício da advocacia vem desde os tempos antigos. Deve-se a isso ao surgimento de grupos de pessoas e o próprio convívio social. Surge então à figura de um conselheiro, aquele que guiava na tomada de decisões, e assim, no contexto atual surge o que se conhece como advogado.

Em sua essência, o direito é um conceito em constantes alterações, até porque a própria condição do homem, que necessita de ajustes e adequações, sofre constantes mudanças no meio em que convive, em seus critérios e nas normas de convivência.

Para viver em sociedade é preciso ter regras de conduta, sempre visando à disciplina no grupo. Dessa maneira as relações serão pacificas, organizadas, pois visam sempre o bem comum e a organização.

O direito é um dos ramos das ciências sociais que estuda as normas que regem as relações dos indivíduos em uma sociedade. É um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas, sempre com a finalidade de que a população possa vir a conviver em harmonia.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 133, “o advogado é indispensável à administração da justiça”, sendo assim do latim “advocatu”, aquele que é chamado para ajudar.

A carreira de advocacia é uma profissão essencial para a manutenção da justiça na sociedade. Portanto, cabe ao profissional competente a todo o momento se manter atualizado e estar qualificado para atender as exigências da população e buscar sempre por justiça, ou seja, o advogado precisa estar em constante estudo para que possa atender da melhor maneira seu cliente.

A importância do advogado na sociedade

Para o cumprimento do direito do cliente, em meio à sociedade, é necessário um profissional qualificado que ajude a esclarecer as informações que acometem o cidadão diariamente, além de verificar o que pode ser feito para que os diretos sejam cumpridos.

O dever do advogado como profissional é garantir a defesa e o interesse daqueles que o solicita, além de interceder a favor e assegurar os direitos que o mesmo possui perante a legislação. Sendo assim, o advogado serve como elo entre a parte desprotegida e o direito que o cerca.

Cabe na ocupação de advogar, as atividades de negociador, conciliar ou proteger, sendo capaz de solucionar conflitos. Porém é necessário saber tudo sobre a profissão de advogado para que melhor se entenda os direitos e interesses da população. Confira:

  • Referentes a posses de bens, ações, questões familiares, tais como divórcio e adoção, o direito civil é a melhor procura para ajudar com seus interesses particulares e individuais;
  • Advogados especializados em direito do consumidor, defendem os interesses do comprador, aplicando as normas concedidas ao cidadão o direito perante o fornecimento de bens e serviços. Contudo, vale lembrar que o especialista em defesa do consumidor também assegura os direitos dos fornecedores;
  • O profissional que atua como advogado em direito comercial, exerce a função de defender os empresários e as sociedades empresárias diante de seus interesses, tais como a concorrência, patente, marca e até mesmo nos processos de recuperação e falência de empresas.
  • Sendo uma das áreas mais movimentadas do Brasil atualmente, o direito trabalhista representa indivíduos ou empresas em disputas entre empregador e empregado, além disso, também auxilia em questões sindicais;
  • Em busca dos direitos da aposentadoria e benefícios previdenciários, seguradoras da previdência social buscam assessoria com os profissionais na área de direito previdenciário;
  • O direito penal ou criminal cumpre preparar e mostrar a defesa ou acusação em ações de crimes ou violações contra pessoas físicas ou jurídicas;
  • Tem também o direito da tecnologia da informação, que tem como responsabilidade analisar questões jurídicas ligadas à informática, bem como a sua relação com os usuários, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.

 Viver pelas lutas de seus clientes

Ao consultar um advogado você garante que seus direitos perante a legislação serão respeitados, assegurando que o acesso à justiça será alcançado, e dessa maneira a violação dos direitos humanos será combatida, e como consequência, afastará quaisquer tipos de injustiça e discriminação do cidadão.

Ser um profissional que certifica a justiça e a população, é viver pelas lutas de seus clientes, é aprender a lutar por um ideal de justiça e igualdade, buscando pacificar os conflitos de interesse.

Como dizia o filósofo Kant: “Direito é o conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade”.

Assim, o direito é aquilo que uma sociedade ou um grupo social compreende como o ideal, o que é correto para o coletivo, sendo que a forma de convivência social é relacionada a conjuntos de leis e normas.

Ele é o operador que tem a função importantíssima de zelar pelo cumprimento da lei, por uma sociedade mais justa e democrática. Mas além de ser um defensor do direito, o advogado atua como um conselheiro, aquele que instrui a melhor forma de resolução dos problemas do indivíduo.

Procure sempre consultar um advogado.

Veja mais artigos

Saiba mais novidades, opiniões, assuntos e notas.

Mais artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.